terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Tempo do Advento, Coroa do Advento

Tempo do Advento, Coroa do Advento: o que é isso?

Você conhece a Coroa do Advento? Sabe o seu significado?
Transcrevemos abaixo um texto dos capuchinhos de Portugal para que você possa compreender melhor.
O Tempo do Advento, são quatro semanas que antecedem o Tempo do Natal e nos preparam para melhor vivermos as alegrias do nascimento do Menino Jesus que nos trouxe a Salvação com o Seu Santo Natal.
COROA DO ADVENTO
(esta pequena celebração, para acender cada uma das velas da Coroa, pode ser inserida pelo Celebrante logo no início da Santa Missa, após a acolhida inicial)
Bem, vamos ao texto:
"A coroa do Advento, com o progressivo acender das quatro velas, domingo após domingo, até à solenidade do Natal, é memória das várias etapas da História da Salvação antes de Cristo e símbolo da luz profética que, pouco a pouco, iluminava a noite da espera expectante até ao nascimento do Sol de justiça. 
Em casa ou na igreja, dispor uma Bíblia e um arranjo ou suporte com 3 velas roxas (a serem acesas no I, II e IV Domingos do Advento), uma cor-de-rosa (a ser acessa no III Domingo ou Domingo da Alegria) e outra branca (para ser acesa no Natal).
A partir da II Semana, as velas da Semana anterior já estão acesas no início da Celebração ou do Encontro do grupo ou da família.
Além da coroa como tal com as velas, é uso antigo pendurar uma coroa (guirlanda), neste caso sem velas, na porta da casa. Em geral laços vermelhos substituem as velas indicando os quatro pontos cardeais.  Hoje está presente em escolas, hotéis, casas de comércio, nas ruas e nas praças. Tornou-se mesmo enfeite natalino. Já não se pode pensar em tempo de Advento sem a coroa com suas quatro velas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário