quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

NATAL

Meus Amadinhos e Amadinhas..... 


Estamos no mês de dezembro, último mês do ano.... Muitas festas, formaturas, encerramento de aula, enfim, muitas comemorações e confraternizações em todos os lugares... Mas tudo isso é devido ao maior acontecimento da humanidade, o Nascimento de Jesus, Filho unigênito do Pai.... Que possamos comemorar com muita alegria todos os acontecimentos do mundo, mas não esquecendo jamais do Principal, o maior presente que Deus deu a humanidade, o seu próprio filho Jesus Cristo......
Preparemos o nosso Natal, não só com as coisas aparente, mas também os nossos corações para que seja sempre uma acolhedora, "manjedoura" para que o Cristo possa vir nascer todos os dias em nossas vidas... Um Santo e Abençoado Natal a todos os povos do Mundo!!!!


A origem do Presépio de Natal



O  início da tradição

No ano de 1223, no lugar da tradicional celebração do natal na igreja, São Francisco, tentando reviver a ocasião do nascimento do Menino Jesus, festejou a véspera do Natal com os seus irmãos e cidadãos de Assis na floresta de Greccio. São Francisco começou então a divulgar a idéia de criar figuras em barro que representassem o ambiente do nascimento de Jesus.
De lá pra cá, não há dúvidas que a tradição do presépio natalino se difundiu pelo mundo criando uma ligação com a festa do Natal. Já no século XVIII, a recriação da cena do nascimento de Jesus estava completamente inserida nas tradições de Nápoles e da Península Ibérica.
Neste mesmo século, vindo de Nápoles, o hábito de manter o presépio nas salas dos lares com figuras de barro ou madeira difundiu-se por toda a Europa e de lá chegou ao Brasil. Hoje, nas igrejas e nos lares cristãos de todo o mundo são montados presépios recordando o nascimento do Menino Jesus, com imagens, de madeira, barro ou plástico, em tamanhos diversos.


História e significado da árvore de Natal



No mundo, milhões de famílias celebram o Natal ao redor de uma árvore. A árvore, símbolo da vida, é uma tradição mais antiga do que o próprio Cristianismo, e não é exclusiva de uma só religião. Muito antes de existir o Natal , os egípcios traziam galhos verdes de palmeiras para dentro de suas casas no dia mais curto do ano em dezembro como um símbolo de triunfo da vida sobre a morte. Já o costume de ornamentar a árvore pode ter surgido do hábito que os druidas tinham de decorar velhos carvalhos com maçãs douradas para as festividades deste mesmo dia do ano.A primeira referência a uma " Árvore de Natal" é do século XVI. Na Alemanha, famílias ricas e pobres decoravam árvores com papel colorido, frutas e doces. Esta tradição se espalhou pela Europa e chegou aos Estados Unidos pelos colonizadores alemães. Logo, a árvore de Natal passou a ser popular em todo mundo. 
Pinheiro É a única árvore que não perde suas folhas durante o ano todo. Permanece sempre viva e verde. Foi usado pela primeira vez pela rainha da Inglaterra Elizabete e por ocasião do dia 25 de Dezembro , quando oferecia uma grande festa e recebia muitos presentes . Não podendo recebê-los todos pessoalmente pediu que fossem depositados em baixo de uma árvore no jardim. Origina-se daí, igualmente, o costume depositar os presentes em baixo da árvore. Árvore verde também trás a esperança , a alegria e a vida nova .O verde constante do pinheiro, a vida permanente e plena que Jesus Cristo aparece.
Dia de montar a árvore de Natal
- De acordo com a tradição católica, a árvore de Natal deve ser montada a partir do dia 30 de novembro, que é o começo do período do advento. Sua montagem deve ser aos poucos, intensificando-se a partir de 17 de dezembro (momento em que a Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus). Em 6 de janeiro (Dia de Reis), de acordo com esta tradição, é o dia de desmontar a árvore de Natal.




Se você ainda não montou o seu presépio, aí vai umas sugestões, simples, mas que não podem faltar em nenhum lar cristão.
 Acesse o link abaixo:
https://picasaweb.google.com/catarivess/PresepioPMontar?authkey=Gv1sRgCOrL4bCa6fu2eg

Nenhum comentário:

Postar um comentário